Alina Wheller
E como disse David Bowie,
“as possibilidades são infinitas!”
Observar e ouvir são a base de todo projeto, e através de um processo de trabalho imersivo, dedicado e estruturado as ideias se tornam tangíveis, com estratégia e propósito.
Enfim, o design é uma poderosa ferramenta para as marcas criarem valor, se conectarem com seu público, se diferenciarem dos concorrentes, além de ajudar a transmitir profissionalismo e credibilidade.
Um rápido esquema, a seguir, a fim de que você entenda como são feitos os projetos por aqui. Eles são divididos, em síntese, em quatro etapas:
Primeiramente, o briefing. Descrevendo, em outras palavras, o momento em que se levanta todas as informações e dados junto ao cliente.
Desse modo, essa etapa inicial sempre é mediada pelos fatores abaixo.
1) O NEGÓCIO
2) O MERCADO
3) OS OBJETIVOS
Logo após o tratamento das informações coletadas, inicia-se a etapa da criação.
Com o intuito de traduzir a essência da marca em elementos visuais, essa etapa utiliza várias técnicas e processos.
Ou seja, uma busca coordenada para que o resultado visual seja, tanto quanto, coerente e original.
Em resumo, esse processo começa pela imersão nas informações levantadas. Passa, logo depois, à concepção das ideias. E finalmente, acaba nos protótipos.
Voilá! Enfim chegou a hora de expor o projeto.
Com o propósito do cliente visualizar o resultado, todas as informações do projeto são reveladas. Assim como, os cuidados e carinho com que foi criado.
Igualmente, cada detalhe e decisão do projeto também são explicados.
Ou seja, todo cuidado para que o cliente consiga acompanhar e entender a linha de pensamento do projeto.
Então, após a aprovação do projeto, inicia-se a etapa da preparação dos arquivos para entrega.
Nessa etapa são finalizados todos os arquivos técnicos e explicativos. No entanto, o que definirá os arquivos finais serão os serviços contratados.
Os arquivos, por fim, são entregues ao cliente através de um link para download.
Curitibana, formada em Design pela UTP, ganhei o concurso Prêmio Lacca/UVA. A premiação me proporcionou uma bolsa de pós-graduação em Design de Interiores no RJ e minha vida se dividiu em CWB X RJ. Mais tarde fiz MBA em Design Estratégico pela ESPM/RJ e no fim de 2019 me estabeleci em Curitiba, onde comecei a pegar trabalhos como freelancer. Um ano depois, no meio da pandemia, abri a empresa.
Na minha experiência como CLT, além de trabalhar como designer gráfico e produto, também tive a oportunidade de montar um setor de marketing e gerir o comercial da última empresa que trabalhei, o que foi um grande desafio, mas, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de colocar em prática o aprendizado do MBA. Tive oportunidade de projetar para grandes empresas como GE, RJZ Cyrela, TechnipFMC, Canopus, Escola America do RJ, Jasmine Alimentos, Lojas Americanas, entre outros.
Estou há mais de 10 anos no mercado e trabalhei com diversas áreas do design. Por fim, com o propósito de conectar marcas e pessoas, minhas áreas de atuação na Fran Ries Design são Identidade Visual e Design Gráfico, com todos os seus desdobramentos.